Entenda a relação entre indicadores de desempenho e metas e fortaleça seu negócio

Entenda a relação entre indicadores de desempenho e metas e fortaleça seu negócio

Neste artigo vou falar sobre a relação entre indicadores de desempenho e metas, qual o impacto dessa conexão e como ela pode melhorar o seu negócio.

 

Indicadores de desempenho e metas. Qual a relação? Para explicar melhor isso vou passar para os seguintes tópicos:

  • O que são indicadores de desempenho
  • Como escolher os melhores indicadores para o meu negócio
  • Se tenho indicadores preciso definir metas?
  • Bônus: Como alcançar as minhas metas

Meu objetivo é realmente deixar mais claro para você o que são indicadores de desempenho e como você pode utilizá-los no seu negócio para lhe beneficiar.

Vamos lá?

O que são indicadores de desempenho

Bem essa é fácil né!

Indicadores de desempenho são variáveis do seu negócio que são importantes para os resultados principais do mesmo, e tem a necessidade de serem acompanhados periodicamente.

  • E o que são variáveis?

Variáveis são quaisquer dados que são gerados dentro do seu negócio.

Isso mesmo. Qualquer dado é uma variável, mas isso provavelmente levanta em você um questionamento muito importante.

  • Todas as variáveis são indicadores?

E essa é uma armadilha que muitos empreendedores caem por aí! O que os faz não acompanharem nenhuma variável do negócio achando que – como são muitas variáveis – terão muito trabalho consolidando todas essas informações e analisando.

É até fácil pensar assim, e te respondo com uma pergunta:

Vale a pena medir e acompanhar rotineiramente todas os dados do seu negócio?

 

E essa pergunta nos leva ao nosso próximo tópico.

 

Como escolher os melhores indicadores de desempenho para o meu negócio

Imagina só você no dia-a-dia medindo, acompanhando, analisando e tratando todos os dados que são gerados pelos processos do seu negócio.

Não pense em dados ou variáveis como informações que são geradas por um sistema, pense de maneira mais ampla, como ações, tarefas, que geram algum tipo de dado que pode ser quantificado.

Por exemplo vendas, número de clientes, vendas por dia, peças do produto X, quantidade produto Y, produtos por hora, vendas por vendedor, vendas por hora, gastos com energia, gastos com pessoal, gastos com estoque, dias de estoque, entre outros.

Existe uma infinidade de dados que são gerados no seu negócio todos os dias.

Mas nem todas essas informações são imprescindíveis para se acompanhar de acordo com a estratégia atual do seu negócio.

De forma bem simples se o seu objetivo é aumentar as vendas em 30% em 2018, as variáveis mais importantes para serem transformados em indicadores de desempenho são as variáveis ligadas às vendas. Concorda?

  • Quer dizer então que eu posso esquecer as variáveis ligadas a gastos?

Não é o ideal, uma vez que é sempre bom acompanhar gastos para evitar que os mesmos alcancem patamares muito altos.

Mas com certeza você não precisa acompanhar indicadores de desempenho muito específicos e detalhados referentes a gastos. Eles podem ser acompanhados de maneira mais ampla para, realmente, não se extrapolarem valores que já são rotinas do negócio.

Assim, você já deixa algumas variáveis referentes a gastos de fora dos seus indicadores de desempenho, facilitando o seu controle e acompanhamento rotineiros.

Definido então quais serão os seus principais indicadores de desempenho para o negócio, precisamos agora determinar o que vamos buscar com esses indicadores, quer dizer, qual a meta você vai buscar com esses indicadores desempenho.

Essa meta é importante pois define o objetivo que você vai buscar com os indicadores de desempenho definidos.

E isso nos leva para o nosso próximo tópico.

Agora que tenho indicadores de desempenho preciso definir metas?

Essa é uma dúvida muito comum que encontramos em clientes.

Muitos deles no começo dos nossos trabalhos possuem até alguns indicadores, mas muitos não possuem metas bem estruturadas.

Acreditam que só ter a variável e acompanhar já é o bastante para melhoria do resultado, apesar de não terem definido o quanto querem melhorar aquele resultado.

Acredito que não seja a sua realidade.

Como disse anteriormente a meta é muito importante, pois define para onde quero levar o resultado daquele indicador de desempenho.

Utilizando o mesmo exemplo que citei anteriormente, se sua prioridade para esse ano foi o aumento das vendas, você precisa definir para em quanto você quer aumentar as vendas.

Isso, além de facilitar a mensuração do sucesso do seu objetivo, comunica ao seu time o quanto que você precisa que ele se esforce mais para alcançar os resultados que está buscando. Entende?

Assim, além de ter um objetivo comunica também ao time o desafio que eles vão ter pela frente.

Para facilitar já escrevemos um artigo no nosso blog que orienta na definição de metas bem estruturadas que atendam a sua expectativa e tenham uma real relevância e aderência aos resultados já gerados no negócio.

Esse é um ponto muito importante, afinal, não adianta querer aumentar três vezes a minha venda se o meu negócio não tem a capacidade de fazer isso no momento. Não é  mesmo? 

Você pode aumentar três vezes a sua venda, mas precisa entender o quanto você pode aumentar a sua venda em um curto médio e longo prazo. Não adianta definir triplicar as suas vendas em 12 meses se você não fez investimentos e não alterou a sua estrutura do negócio.

Essa é uma meta totalmente irreal.

Clique aqui e leia o artigo que postamos no blog sobre definição de metas. Ele vai clarear suas ideias sobre metas, além de te ajudar a priorizar e estabelecê-las. 

Agora que você tem seus indicadores bem estruturados e suas metas bem definidas chegou a hora do nosso bônus.

Para esse bônus resolvi separar um material que vai te ajudar: 

  • Definir bons indicadores de desempenho e uma meta aderente à capacidade do seu negócio;
  • Possibilitar atingir as metas que estão sendo buscadas;

Como alcançar as minhas metas

Você sabe bem que não adianta apenas definir indicadores de desempenho e metas, é preciso também bater essas metas. Então, não podia faltar nesse artigo uma explicação da melhor forma de alcançar os seus resultados.

Utilizamos para possibilitar o alcance dos resultados dos nossos clientes um método, aqui na MF, é o PDCA.

O PDCA é um método que pode ser simples de se utilizar e que consegue gerar o alcance dos resultados buscados.

Escrevi há um tempo atrás de um artigo bem legal a respeito de como se desenvolver um PDCA para se buscar um resultado.

Para não ficar redundante no blog resolvi incluir aqui esse artigo.

Esse artigo é bem simples e direto. Nele você encontra todas as ferramentas que pode utilizar para desenvolver o método PDCA dentro do seu negócio.

Vou te dar uma dica: vá até esse artigo e entenda como, além de definir indicadores de desempenho e metas bem estruturadas, você ainda pode desenvolver ações robustas para buscar os resultados. Essa estratégia funciona bem aqui na MF.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele auxilie você a entender melhor o que são indicadores de desempenho e como definir metas bem estruturadas que fazem sentido para a realidade atual do seu negócio.

Deixe seus comentários e dúvidas, se fizer sentido para algum amigo compartilhe com ele e se quiser alguma ajuda fale com um dos nossos consultores. Um forte abraço e até a próxima.

 

Comentários

comentários

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *